O Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho, é uma data significativa para refletir sobre a importância dos mares na vida das pessoas e promover a conservação e sustentabilidade desses ecossistemas vitais. Com o objetivo de conscientizar o trade turístico de Pernambuco, a Biofábrica de Corais e a Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, com patrocínio da CVC e do grupo de viagens CVC Corp, promovem na próxima quarta-feira (07), o Seminário Regenera Turismo, a partir das 9h, no Armação Resort, em Porto de Galinhas.
O evento será dividido em duas etapas. Pela manhã, haverá uma capacitação exclusiva para o trade local sobre sustentabilidade no destino e serviços da Biofábrica de Corais. No turno da tarde, acontece o “Seminário Regenera Turismo”, que terá como mote central a preservação dos oceanos e a importância do turismo sustentável para a preservação da natureza.
Faz parte da programação o tema “Oceano e suas potencialidades para o turismo sustentável”, com a Dra. Danise Alves, gerente geral de Áreas Costeira da SEMAS/PE, além da palestra ‘Importância dos recifes de corais para o turismo’, com o Dr. Rudã Fernandes, diretor executivo da Biofábrica de Corais.
“Acredito que este evento tem o propósito de gerar novas práticas turísticas sustentáveis, através da sensibilização e capacitação do trade turístico para geração de novas fontes de renda, promoção da sustentabilidade e a proteção recifal de Porto de Galinhas”, comenta o Dr. Rudã.
Para o presidente do Porto de Galinhas CVB, Otaviano Maroja, a ação vem para conscientizar o trade local para trabalhar o turismo em parceria com o meio ambiente. “Acreditamos que essa iniciativa irá contribuir para a conscientização da população e dos visitantes sobre a importância da preservação dos corais e do meio ambiente em geral. Nossos visitantes nos procuram por conta do Sol e Mar, além de sermos um destino repleto de praias paradisíacas e uma rica biodiversidade marinha. Certamente será um sucesso e deixará um legado positivo para as gerações futuras”, pontuou Maroja.
A iniciativa conta com o patrocínio da CVC e do grupo de viagens CVC Corp, por meio do REprograma CVC Corp, e tem apoio institucional do Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, Prefeitura do Ipojuca e Sebrae-PE, além do apoio do Armação Resort, Luck Receptivo e R1.
O REprograma CVC Corp é a plataforma de sustentabilidade da companhia, que é um dos maiores grupos de viagens da América Latina, e tem metas estabelecidas até 2030, sendo também signatária do Pacto Global da ONU. O programa acaba de completar 2 anos, e tem também o Instituto CVC, que, desde dezembro de 2022, é parceiro da Biofábrica de Corais. A parceria envolveu a implantação de 600 fragmentos de corais, que vão dar origem a 30 colônias biofabricadas, além de ações de engajamento e educação da cadeia produtiva local.
“A Biofábrica de Corais é a primeira parceria do Instituto CVC e temos muito orgulho do caminho de evolução que estamos construindo. Participar desse evento é mais um passo para apoiar na reeducação de públicos e na regeneração de destinos, que são dois dos nossos principais eixos de atuação com o REprograma”, afirma Priscila Bures, gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da CVC Corp.
Os interessados em participar do Seminário Regenera Turismo podem se inscrever gratuitamente pelo site: Seminário Regenera Turismo em Ipojuca – 2023 – Sympla. Mais informações pelo instagram @biofabricadecorais.
PROGRAMAÇÃO:
CAPACITAÇÃO (exclusivo para o trade turístico da região)
9h às 10h – Credenciamento
10h às 11h – Capacitação sobre sustentabilidade no destino e serviços da Biofábrica de Corais
SEMINÁRIO (aberto ao público)
13h às 14h – Credenciamento
14h às 14h20 – Abertura oficial do evento (fala das autoridades)
14h20 às 14h40 – Palestra “Agenda dos oceanos no município” – Erivelto Lacerda – Secretaria de Meio ambiente e Controle Urbano do Ipojuca
14h40 às 15h10 – Palestra ‘Oceano e suas potencialidades para o turismo sustentável’ – Dra. Danise Alves – Gerente Geral das Áreas Costeiras da SEMAS/PE
15h10 às 16h – Palestras de representantes nacionais
16h às 16h30 – Palestra ‘Importância dos recifes de corais para o turismo’ – Dr. Rudã Fernandes – Biofábrica de Corais
16h30 às 17h – Mesa redonda com todos os palestrantes
SOBRE A BIOFÁBRICA DE CORAIS – É uma startup que tem como foco principal a aplicação de ferramentas biotecnológicas para promover a restauração de recifes de corais. Iniciou suas atividades em 2017, como um projeto de pesquisa do Laboratório de Enzimologia Luiz Accioly, do Departamento de Bioquímica, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2021, tornou-se uma startup de biotecnologia e restauração dos ecossistemas recifais com a missão de salvar os corais brasileiros.
Desde o início das atividades, foram desenvolvidos pacotes tecnológicos para manejar espécies de corais brasileiros, com o desenvolvimento de um pacote tecnológico para transplantação de corais nativos. Com esse propósito, a principal inovação no processo de transplantação proposto para corais nativos brasileiros foi o uso de tecnologia própria com dispositivos impressos em 3D para o cultivo das mudas de corais, os nubbins, fragmentos de corais coletados no assoalho marinho, com perda tecidual de pelo menos 50%, que são cultivados e posteriormente devolvidos ao ambiente natural.
As atividades de transplantação podem ser divididas nas seguintes etapas: coleta de corais, com perda tecidual, do assoalho marinho; preparo e fixação dos fragmentos desses corais nos dispositivos de cultivo (berços); a acomodação dos berços nas mesas de cultivo, monitoramento e manutenção dos cultivos por pelo menos 3 meses; seguido da retirada dos berços das mesas e acomodação destes em rochas de aproximadamente 30/50cm por aproximadamente 6 meses; até serem transplantadas para o ambiente natural e monitoradas por pelo menos 2 anos.
Adotando essa abordagem, a Biofábrica de Corais atualmente está com aproximadamente 2.400 mudas de corais em cultivo, em área de piscina natural em Porto de Galinhas que é protegida pela equipe, e já devolveu 58 colônias de corais biofabricadas para o ambiente.
Um dos objetivos principais da Biofábrica é ajudar as colônias de corais enfermas a se recuperarem nos berçários e, assim, poderem ser transplantados para novas áreas, a fim de recolonizar o ambiente e contribuir para a conservação recifal. A instituição espera também conseguir que esse manejo desenvolvido pela startup seja transferido para a comunidade, de forma que mais atividades de pesquisa e manejo de corais sejam realizadas pelos turistas. Possibilitando que a experiência dos mesmos, seja única e mais propositiva para o destino.