Porto de Galinhas cria Comitê para discutir ações de retomada das operações

Uma das principais ações do Comitê é a criação do Manual de Boas Práticas de Atendimento, Higiene e Segurança, que será adotado por todos os hotéis, pousadas e restaurantes do destino

Além de ser a praia mais desejada de Pernambuco, Porto de Galinhas, no Litoral Sul do Estado, também é exemplo de retomada de negócios com segurança. Com a crise provocada pelo surgimento do novo coronavírus, os empreendimentos ligados a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) decidiram focar em novas práticas de limpeza, a fim de garantir o bem estar dos turistas no destino. Intitulado de Comitê Gestor de Qualidade, os integrantes lançaram o Manual de Boas Práticas de Atendimento, Higiene e Segurança, que será utilizado nos estabelecimentos de Porto de Galinhas.

O Manual está dividido em duas fases: retomada parcial das operações e abertura total. Na primeira fase, que terá duração de quatro a seis semanas, os estabelecimentos deverão operar com 50% da capacidade, tantos nos hotéis e pousadas como nos restaurantes. Somente na segunda fase do plano é que haverá o funcionamento normal e com horário restabelecido de todos os empreendimentos.

“A Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas sempre priorizou as necessidades do nosso destino. Com o advento da Covid-19, nos unimos para preparar, no menor prazo possível, o Manual de Boas Práticas de Atendimento, Higiene e Segurança para a reabertura dos hotéis. Sentimos a necessidade de nos anteciparmos para darmos mais tranquilidade e segurança para os hóspedes do nosso destino”, afirma o presidente da AHPG, Massimo Pellitteri.

O Manual foi desenhando detalhadamente, com base nas melhores práticas da hotelaria mundial. Os gestores avaliaram as orientações de diversos países para implementar nos hotéis de Porto de Galinhas. O Comitê Gestor de Qualidade é formado pelo conselho da AHPG, profissionais de hospedagem, operações, alimentos e bebidas, governança e segurança do trabalho, além da vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR) da UFPE, Viviane Salazar.

“Nosso Comitê está cuidadosamente analisando os diversos pontos de vistas dos especialistas envolvidos. Sabemos da importância em ter um documento que atenda tanto a área de saúde, mas também que se encaixe de forma adequada no dia a dia de um hotel. O Manual traz a seriedade e segurança que os turistas necessitam”, comenta Viviane Salazar, integrante do Comitê e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR) da UFPE.

RETOMADA// A maioria dos hotéis e pousadas de Porto de Galinhas suspenderam o funcionamento das operações entre o fim de março e começo de abril, devido a pandemia. Atualmente, o destino conta com 16 grandes hotéis, 230 pousadas e 120 restaurantes. A retomada das operações está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano. Atualmente, os empreendimentos associados a AHPG são os hotéis Armação Resort, Kembali, Hotel Solar, Marulhos Resort, Marupiara Resort, Porto de Galinhas Resort & SPA, Vivá Resort, Hotel Village, Nannai Resort & SPA e Serrambi Resort.

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